domingo, 29 de agosto de 2010

Transtornos Alimentares e Obesidade: comentários sobre o livro


O livro organizado por Maria Angélica Nunes, José Carlos Appolinario, Ana Luiza Galvão e Walmir Coutinho contém 20 artigos sobre transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e vigorexia,  e acerca de diagnóstico, manejo e tratamentos possíveis para esses transtornos. Sobre a obesidade, estão disponíveis outros 12 artigos que tratam da epidemiologia, etiologia, caracterização e tratamentos possíveis e atuais para essa condição. Inclui tratamento nutricional, físico, psicológico, farmacológico e cirúrgico (médico). No que diz respeito ao tratamento psicológico, em uma linguagem comum na área da psicologia da saúde, aborda, em sua maioria, o fenômeno de acordo com a abordagem cognitivo-comportamental. Essa abordagem utiliza a teoria cognitiva, com sua forma de compreender os fenômenos humanos, em união a técnicas comportamentais. Os artigos evidenciam a importância do tratamento multidisciplinar na eficácia das intervenções. Além disso, traz em anexo escalas, questionários e outros instrumentos psicológicos que podem auxiliar no diagnóstico de transtornos alimentares e de imagem corporal.

Indico o livro por tratar da obesidade de forma ampla, assim como deve ser qualquer intervenção que se pretenda eficaz. Literatura específica na área da Análise do Comportamento ainda é bastante escassa, já que há pouco seus teóricos e pesquisadores passaram a dedicar-se a conteúdos mais aplicados, considerando-se a recência da ciência analítico comportamental. Artigos são mais numerosos (ainda que poucos) do que livros e outras fontes de informação.

Referência:

Slide 1
Moreira, R. O.; Benchimol, A. K.: Princípios gerais do tratamento da obesidade. Em Transtornos Alimentares e Obesidade. 288-298. 3ª Ed. Artmed:  São Paulo.

Um comentário: