quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Como calcular o IMC?

O IMC, índice de massa corporal, é a medida mais utilizada atualmente para determinar peso ideal. Essa medida é calculada da seguinte forma:

Índice de massa corporal

Ainda que não diferencie massa gorda de massa magra do organismo do indivíduo, é
Apesar de não discriminar os componentes gordo e magro da massa corporal total, o IMC é o método mais utilizado para avaliação do grau de risco associado à obesidade, já que diversos estudos demonstram uma íntima relação entre IMC aumentado e risco de doenças.

O que significa o número correspondente ao seu IMC?

Até 18,4 kg/m2:
Peso abaixo do normal. 

18,5 a 24,9:
Peso considerado normal pela Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 18,5 a 24,9 de índice de massa corporal (IMC). Algumas pessoas, no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabólicas mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdome. Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94 cm em homens podem indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome.

24,5 a 29,9:
Peso dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para a saúde. 

30,0 a 34,9:
Obesidade grau I de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 30 a 34,9 kg/m2 de IMC. Há um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. 

35,0 a 39,9:
Obesidade grau II de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Esta faixa vai de 35 a 39,9 kg/m2 de IMC.Há também o risco aumentado de desenvolver as doenças supracitadas.

40 ou mais
Obesidade grau III, ou obesidade mórbida de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Esta categoria engloba todos as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Há um risco altíssimo para as várias doenças, supracitadas. A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis, incluindo os remédios e a cirurgia bariátrica. P

Além do IMC, as medidas de circunferência, cintura e quadril e dobras cutâneas são também utilizadas para avaliação da massa corporal.
A tabela abaixo ilustra o tema acima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário